Páginas

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Sugestões recebidas

Agradeço as sugestões de Antenor (04/02) e Stephano (05/02).


Com relação a sugestões de sites e revistas, tenho pesquisado ultimamente no site da biblioteca da USP, lá existem links para dissertações e teses, periódicos e bancos de dados, o endereço é: http://www.usp.br/sibi/.

Lá você pode ir para "acesso a revistas eletrônicas" e fazer sua pesquisa pelo título da revista. Ao clicar em "biblioteca virtual" aparece o link para a biblioteca digital de teses e dissertações.

Outra possibilidade é o portal de periódicos Scielo (http://www.scielo.br/). Ao acessar dá pra escolher o idioma.

Encontrei alguns artigos interessantes na Revista Brasileira de Direito Internacional (http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/dint/index).

Vocês vão notar que, infelizmente, é pequena a quantidade de periódicos jurídicos on line em português.

Com relação a comércio internacional, me recomendaram SCHMITTHOFF, Export trade: the law and practice of international trade. Eu mandei pedir pela Amazon, caso alguém se interesse, posso levar pra UNDB quando o livro chegar.

As questões de eleição de foro e legislação aplicável são temas de Direito Internacional Privado muito interessantes. As posições dos tribunais brasileiros a esse respeito são criticadas frequentemente por colocar questões relativas à soberania e ordem pública como um obstáculo à autonomia da vontade ou à aplicação da Lei de Introdução ao Código Civil.

Discutir quais as críticas, seus fundamentos e até que ponto se justificam rende um debate muito interessante.

Será muito bom se pudermos analisar alguns casos. Então, aceito a oferto de Stephano pra trazer algum material para discussão. Muito obrigado pela ajuda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Seu comentário é muito bem vindo.
Não esqueça de colocar seu nome e instituição.
Obrigado.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.