Páginas

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Plano de Ensino - Direito Internacional

Pessoal,
Começamos hoje nossas atividades, espero que tenham apreciado esses momentos iniciais.
Tirem proveito dos encontros, explorem o universo do Direito Internacional, me ajudem a fazer das aulas momentos maravilhosos de cada semana.
Mandei o Plano de Ensino com o anexo do case pra vocês, dêem uma boa olhada e postem suas dúvidas e questionamentos aqui, tentarei responder a todos.
Comentários e sugestões são muito bem vindos.
Rodrigo.

2 comentários:

  1. iai professor...
    blz???
    gostaria que o senhor desse sugestões sobre sites e revistas, assim como autores que podem ajudar na nossa formação em sua matéria...
    desde já agradeço...
    falows...

    Antenor Costa Silva Júnior (antenorcostasilva@hotmail.com)
    8º período - noturno - UNDB

    ResponderExcluir
  2. Grande Raposo!
    É um prazer voltar a ter aulas contigo, tenha certeza disso!
    Antes de começarem as aulas, andei lendo a respeito de questões de Direito Internacional Privado, mais especificamente na área de transações comerciais internacionais e, num dos conflitos que tive a oportunidade de acompanhar, questões a respeito de cláusula de eleição de foro e legislação aplicável, caso ocorresse dissenso, foram confrontadas com a idéia de soberania dos Estados. Basicamente, consistia na livre estipulação de cláusulas entre entes privados e suas repercussões jurídicas quanto aos efeitos de (des)respeito à soberania. Acho interessante tratarmos do tema, uma vez que começamos o conteúdo falando justamente do surgimento da soberania dos Estados - e este é um dos muitos recortes que podem ser dados ao tema. A análise de julgados se mostra indispensável, principalmente os do STJ. Esse é um cenário capaz de estabelecer um diálogo entre as duas disciplinas de Direito Internacional ministradas na instituição. Ademais, prontifico-me a levar um caso emblemático recente sobre o assunto, para que, se possível, possamos discutir e visualizar como anda o panorama das decisões das cortes superiores brasileiras acerca do assunto, bem como suas repercussões econômicas e políticas.

    Fica a sugestão.

    Abraço.

    Stephano Pereira Serejo (stephanoserejo@hotmail.com) 8º período noturno - UNDB

    ResponderExcluir

Olá!
Seu comentário é muito bem vindo.
Não esqueça de colocar seu nome e instituição.
Obrigado.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.